Rádio Live
Avalie:
  • Author: ®áð¡ö £¡vë öñ l¡ñë
  • Categorias:
  • Jeitinho brasileiro e a Lei de Gerson


    “Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo de um bom cigarro?
    Gosto de levar vantagem em tudo, certo? 
    Leve vantagem você também, leve Vila Rica!”.
    Frase que originou a Lei de Gérson na propaganda de cigarros Vila Rica (1976)

    No mundo todo as pessoas conhecem a Lei de Murphy. Segundo ela, se algo pode dar errado, algo dará errado. No Brasil, uma das leis mais conhecidas é a Lei de Gérson. Segundo ela, se algo pode dar errado, não tem problema, pois mesmo que der errado, a gente dá um jeitinho de fazer parecer certo. Gérson de Oliveira foi quem ficou com a fama pela frase que batizou o jeitinho brasileiro, mas o fato é que a maioria do povo já se beneficiou com tal lei e ainda se gaba por ser mundialmente famosos por isso.

    A tal "Lei de Gérson", tem origem em uma propaganda que Gérson, um dos melhores meio-campistas da história do futebol brasileiro e ex-jogador de grandes times como o São Paulo Futebol Clube, fez para os cigarros Vila Rica no ano de 1976. Na peça publicitária, o boleiro fala sobre as vantagens do cigarro e pronuncia a seguinte frase: “É gostoso, suave e não irrita a garganta”. Na sequência diz: “Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro?”. Depeois de propagandear o cigarro e falar sobre o quanto o produto era bom, Gérson dá um sorrisinho malandro e solta a última e infeliz frase da propaganda: “Gosto de levar vantagem em tudo, certo?”. Desta forma, sintetizou de uma vez só o jeitinho brasileiro de fazer o errado parecer certo.

    Apesar de já ser um jogador consagrado na época, ficou marcado pela propaganda. Depois de algum tempo, o  “Canhotinha de Ouro” declarou que ficou arrependido de ter sua imagem associada ao anúncio. Mas já era tarde, seu nome acabou batizando a Lei mais salafrária do país e ficou no imaginário popular. Segundo o diretor do comercial, o publicitário José Monserrat Filho, “houve um erro de interpretação, o pessoal começou a entender como ser malandro. No segundo anúncio dizíamos: ‘levar vantagem não é passar ninguém para trás, é chegar na frente’”.

    Com os escandâlos políticos que ocorrem frequentemente na política brasileira, tais como fraude, corrupção, lavagem de dinheiro, superfaturamente, entre outros, a expressão Lei de Gérson acaba surgindo na boca do povão todos os anos. Enraizada na cultura popular, virou sinônimo de levar vantagem acima de tudo, sem respeitar códigos éticos ou morais.

    O assunto divide opiniões populares, os contras e à favor, tanto das declarações como
    da participação de nosso Craque,que terminou por levar a fama também neste assunto distante
    dos gramados.

    Comentários:

    - Essa lei e a cara do brasileiro que "fura o sinal", do brasileiro que "fura fila", daquele que quer dar um "agrado" pro guarda pra não levar multa, quer ganhar algo pra votar, aquele que recebe troco errado (a mais) e não volta pra devolver, é a lei daquele brasileiro que rouba carga de caminhão tombado, do brasileiro que pede a conta mas quer ser demitido para poder
    "sacar o FGTS" , do brasileiro que "não assina a carteira de seus empregados"
    A lei de Gérson é o "jeitinho brasileiro" ,é o Brasil.
    a conta
    - Na real , a propaganda por sí só, não é um terror!
    A "vantagem" de que o Gérson fala , é obter o produto pelo preço que considera justo! Isso é errado?
    É uma das bases da Defesa do Consumidor.

    Mas é uma frase marcante - e o peso dela no imaginário popular não tem quem discuta. Que tenha ganho o sentido que ganhou só mostra como somos policamente incorretos por natureza. Sem pretensão, sem dourar pílula, chega de frescura.


    * Fontes...

    Grato pela visita!
    Volte sempre....

    :a :b :c :d :e :f :g :h :i :j :k :l :m :n :o :p

    0 comentários